Vereadores solicitam verbas para pavimentação asfáltica de estradas de Socorro

por Assessoria de Imprensa publicado 25/08/2023 09h03, última modificação 25/08/2023 09h03
Em sessão ordinária, ocorrida na última segunda-feira (21), os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Socorro aprovaram requerimentos que solicitam verbas às esferas estadual e federal para pavimentação asfáltica no município. Os parlamentares também aprovaram projetos em segunda votação.

O vereador Osvaldo Brolezzi (MDB), em conjunto com o presidente da Casa, vereador Airton Pimenta (MDB), e com os vereadores Alexandre da Van (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Zé Adriano (PTB), Marco Antonio Zanesco (PTB) e Tiago Faria (Republicanos), teve seis requerimentos aprovados durante a sessão.

Nos requerimentos, os vereadores solicitam a apresentação de emendas parlamentares a deputados estaduais e federais, visando a destinação de recursos financeiros para a pavimentação asfáltica da Estrada Municipal dos Nogueiras e de trecho de cerca de doze quilômetros que liga a Rodovia Capitão Barduíno aos bairros Moraes, Camilos, Moquém e Tuncuns.

Ainda em relação ao trecho de doze quilômetros, o vereador Lauro Aparecido de Toledo (PTB) – em conjunto com os vereadores anteriormente citados – requereu ao secretário-chefe da Casa Civil de São Paulo, Luis Pinho de Lima, ao Ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, que destinem recursos financeiros ao município para que a pavimentação asfáltica deste trecho seja viabilizada.

O vereador Zé Adriano (PTB) fez requerimentos a parlamentar estadual e ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, para que Socorro seja incluída no Programa Novas Estradas Vicinais. O objetivo, conforme os requerimentos do vereador, é que sejam destinados recursos financeiros que visem o recapeamento da pavimentação asfáltica da Estrada Municipal Doutor José Dionízio de Souza Filho, no Bairro Jaboticabal.

Ordem do Dia

Entre os projetos aprovados em segunda votação, na Ordem do Dia da sessão, está o projeto de lei n.º 51/2023. De iniciativa do vereador Alexandre da Van (PSD), a proposta assegura na rede pública de saúde do município diretrizes para implementação de “scanner de veias” – equipamento que localiza e visualiza veias em pacientes.

Foi aprovado por unanimidade um pedido de vista ao projeto de emenda à Lei Orgânica do Município n.º 51 – de autoria de todos os vereadores –, que dispõe sobre o número de parlamentares da Casa. Autor do pedido, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Pimenta (MDB), explicou que o objetivo do pedido de vista é dar maior tempo para que os vereadores possam consultar as suas bases sobre o projeto.

Em segunda votação, os vereadores também aprovaram projetos de leis do Executivo Municipal. Entre eles, o PL n.º 63/2023, que institui a Imprensa Oficial Eletrônica do Município de Socorro. Foi aprovado ainda, em segunda votação, o PL n.º 67/2023, que dispõe sobre a política municipal de turismo, e o PL n.º 75/2023, que autoriza celebração de termo de convênio entre o município e o Banco Itaú/Unibanco, visando a concessão de empréstimo aos servidores mediante consignação em pagamento.

Reconhecimento

Durante a sessão, foi entregue um certificado de voto de congratulação a Daniel Henrique Duarte da Silva pela aprovação para a segunda fase da peneira da categoria sub-11 do Sport Club Corinthians Paulista.

Os vereadores também aprovaram uma moção, de autoria do vereador Tiago Faria (Republicanos), a qual manifesta aplauso à Corporação Musical Santa Cecília pelos cem anos de existência.

O vereador Lauro Aparecido de Toledo (PTB) requereu que fosse constado em ata um voto de congratulação ao padre Danilo Teixeira da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pela organização das celebrações da Festa de Agosto 2023.

Foram constados ainda em ata, a pedido do vereador Thiago Balderi (PSDB), dois votos de congratulação: um à Comissão de Restauração das Pinturas da Igreja Matriz de Socorro, outro à equipe da Alvorada e Festeiros pela organização da Alvorada 2023, na Festa de Agosto 2023.

O vereador Marcelo Faria (PSDB) requereu que fosse constado em ata um voto de congratulação a Derek Destito Vertino, pelo recebimento da Moeda Comemorativa aos 70 anos da Associação dos Ex-Combatentes Seção Bragantina.