Vereadores solicitam recursos financeiros a parlamentares estaduais e federais para a Santa Casa

por Assessoria de Imprensa publicado 17/05/2023 15h47, última modificação 17/05/2023 15h47
Os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Socorro, por meio de requerimentos, encaminharam a todos os deputados estaduais e aos deputados federais do Estado de São Paulo ofícios requerendo a apresentação de emendas parlamentares que destinem recursos financeiros para o Hospital Doutor Renato Silva, mantido pela Irmandade da Santa Casa de Socorro.

Os requerimentos – de autoria do presidente do Legislativo Municipal, Airton Pimenta (MDB), e dos vereadores Alexandre da Van (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Osvaldo Brolezzi (MDB), Tiago Faria (Republicanos) e Zé Adriano (PTB) – foram aprovados, por unanimidade, durante a sessão ordinária que aconteceu na última segunda-feira (15).

Pessoa com Deficiência

Ainda durante a sessão, receberam aprovação dois requerimentos de autoria do vereador Zé Adriano (PTB), subscrito por todos os vereadores. Em ambos requerimentos, os parlamentares solicitam ao secretário estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos da Costa, e ao governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, a destinação de uma van adaptada para o município. O veículo, conforme os requerimentos, deverá ter dez lugares – sendo quatro para cadeirantes – e será empregado no transporte de pessoas com deficiência ao Hospital Boldrini.

Segurança

Os vereadores também aprovaram dois requerimentos do vereador Osvaldo Brolezzi (MDB). Nos requerimentos, o vereador solicita a apresentação de emenda parlamentar a deputado federal e pede a intercessão do secretário nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim, junto ao Governo Federal, para que sejam destinados recursos financeiros ao município a fim de serem aplicados na Guarda Civil Municipal de Socorro.

O vereador Osvaldo Brolezzi (MDB) também teve mais dois requerimentos aprovados pelo Plenário da Casa. Neles, o vereador solicita ao governador do Estado, e ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Julio Junqueira Queiroz, a destinação de dois caminhões basculantes e uma pá carregadeira ao município.

Também por meio de requerimento, o vereador Alexandre da Van (PSD) solicitou a instalação de um poste à CPFL.

Já o vereador Tiago Faria (Republicanos), também por requerimento, solicitou à secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, esforços na viabilização da restauração interna e do telhado do Palácio das Águia, em Socorro.

Segurança Alimentar

Entre as matérias discutidas e votadas pelos vereadores durante a ordem do dia da sessão, está uma emenda da Comissão Permanente de Justiça e Redação da Casa ao projeto de lei n.º 32/2023. De iniciativa do Poder Executivo Municipal, a proposta institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Socorro. O PL ainda estabelece os componentes municipais do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e fixa as diretrizes para o Plano Municipal de Segurança Alimentar. Com a emenda – aprovada em única votação pelos vereadores –, o texto do PL n.º 32/2023 passou a prever a inclusão de itens de necessidades básicas, como absorventes, em cestas básicas. O PL, na sessão recebeu aprovação do Plenário em primeira votação. Em próxima sessão, o projeto do Executivo passará por mais uma discussão e votação.

Votos de Congratulação

Em nome da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas da Estância de Socorro (AFAAES), Flávia Elídia Pasquini recebeu um certificado de voto de congratulação, pela realização da Campanha de Conscientização do Autismo, ocorrida no mês passado. A congratulação deu-se por meio de requerimento do vereador Marcelo Faria (PSDB).

Atendendo a requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Pimenta (MDB), foi entregue um certificado de voto de congratulação a João Pinhoni Neto – ex-presidente do Legislativo –, que recebeu a congratulação em nome da comissão organizadora do Leilão Direito de Viver, realizado em abril passado.

Foi concedido também, por meio de requerimento do chefe do Legislativo vereador Airton Pimenta (MDB), um voto de congratulação a Augusto Pellatieri Belluzo, pelo lançamento do livro “O Sagrado Através dos Tempos: A História da Igreja Matriz de Socorro”, em abril deste ano.