Vereadores aprovam projetos e solicitam verbas para a Saúde de Socorro

por Assessoria de Imprensa publicado 05/10/2023 11h08, última modificação 05/10/2023 11h08
Em segunda votação, os vereadores aprovaram 13 projetos, durante a sessão ordinária, ocorrida na última segunda-feira (2). Os parlamentares também solicitaram a deputados estaduais e federais a destinação de verbas, através de emendas parlamentares, para a Saúde do município.

Entre as propostas aprovadas pelo Plenário da Casa, em segunda votação, está o projeto de lei n.º 111/2023, do presidente da Casa, vereador Airton Pimenta (MDB). A proposta altera a redação da lei municipal n.º 2.929/2021, proibindo a fabricação, utilização e o porte de qualquer mistura de componentes cortantes nas linhas para pipas.

Foi aprovado ainda, em segunda votação, o projeto de lei n.º 113/2023, também de iniciativa do chefe do Legislativo Municipal. O projeto institui o uso do colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação, para identificação de pessoas com deficiências ocultas no município.

Já em única votação, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo n.º 4/2023, que dispõe sobre a homenagem ao profissional de Educação Física – Medalha Marcio Tadeu Rigoletto Cecília.

Dois projetos do Executivo Municipal também foram aprovados em segunda votação pelo Plenário. O projeto de lei n.º 110/2023, que autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e o projeto de lei complementar n.º 9/2023, que cria o emprego público de controlador interno e aumenta vagas de fisioterapeuta.

Recursos para Saúde

Os vereadores Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Alexandre da Van (PSD), Zé Adriano (PTB), Osvaldo Brolezi (MDB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Tiago de Faria (Republicanos) e o presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Pimenta (MDB), por meio de requerimento, solicitaram a apresentação de emenda parlamentar a deputados das esferas estadual e federal, visando a destinação de recursos financeiros para o custeio do Hospital Doutor Renato Silva.

Os mesmos vereadores, em conjunto, ainda requereram a parlamentares de diferentes esferas a destinação de uma van para o Departamento de Saúde, para o transporte de pacientes que necessitam de tratamentos em outras cidades.

A parlamentar federal, os sete vereadores requereram a destinação de recursos financeiros, por meio de emendas parlamentares, para a Saúde de Socorro e para a aquisição de uma van adaptada, visando o transporte de pessoas com deficiência, cadeirantes ou com mobilidade reduzida.

Os vereadores Thiago Balderi (PSDB) e Marcelo Faria (PSDB) apresentaram requerimentos convocando secretários municipais, para prestar informações e esclarecimentos acerca de canil localizada no Bairro dos Rubins. Ambos requerimentos dos vereadores foram rejeitados pelo Plenário por seis votos a dois – o presidente somente vota em caso de empate.

Um pedido de informação do vereador Tiago de Faria (Republicanos), do presidente da Casa, vereador Airton Pimenta (MDB), e dos vereadores Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Alexandre da Van (Republicanos), Osvaldo Brolezi (MDB), Zé Adriano (PTB) e Marco Antonio Zanesco (PTB) foi encaminhado ao Executivo Municipal solicitando informações sobre canil no Bairro dos Rubins.

O vereador Marcelo Faria (PSDB) também apresentou um requerimento no qual o parlamentar solicita à Vivo que realize a recolocação ou a troca do poste localizado na Rua Francisco Mucciacito, no Jardim Gollo.

Para solicitar recursos financeiros para a APAE de Socorro, o vereador Alexandre da Van (PSD) requereu apresentação de emenda parlamentar a deputado federal.

Os vereadores Osvaldo Brolezi (MDB), o presidente da Câmara, Airton Pimenta (MDB), e os vereadores Alexandre da Van (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Tiago Faria (Republicanos) e Zé Adriano (PTB) requereram ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) que sejam tomadas providências para recuperação das margens da Rodovia Capitão Barduíno, próximo ao km 122. O vereador Lauro Aparecido (PTB) ainda solicitou ao DER a poda de galhos de árvores nas margens da Rodovia Octávio de Oliveira Santos.

O vereador Tiago Faria (Republicanos) requereu a intercessão de deputado federal, para que sejam destinados à Socorro, por meio do Governo do Estado de São Paulo, recursos financeiros para aquisição de uma máquina pá carregadeira.