Vereadores aprovam concessão de incentivo fiscal para financiadores de projetos esportivos

por Assessoria de Imprensa publicado 07/06/2023 11h19, última modificação 07/06/2023 11h19
Uma sessão ordinária foi realizada, na última segunda-feira (5), na Câmara Municipal da Estância de Socorro. Na ocasião, os vereadores aprovaram, em segunda votação, quatro projetos de lei. Entre eles, uma proposta que concede incentivo fiscal para financiadores de projetos esportivos.

Incentivo ao Esporte

O projeto de lei n.º 34/2023, de autoria do presidente da Casa, vereador Airton Pimenta (MDB), recebeu aprovação dos vereadores, em segunda votação.

A proposta institui o Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte e Lazer, possibilitando que o Poder Executivo Municipal possa conceder abatimento no Imposto Sobre Serviços (ISS) e no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) às pessoas jurídicas e físicas que apoiarem financeiramente projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O incentivo previsto pelo projeto de lei é limitado a no máximo 5% do valor total do ISS ou do IPTU.

Plano Diretor

Proposto também pelo presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Pimenta (MDB), o projeto de lei n.º 33/2023, recebeu aprovação do Plenário, em segunda votação. A proposta altera a redação de artigo da legislação que institui o Conselho Municipal do Plano Diretor.

Atualmente, a lei que cria o órgão prevê que o mesmo será presidido pelo secretário ou diretor de Administração, Gestão e Planejamento. Com a alteração proposta pelo projeto de Airton Pimenta (MDB), o conselho poderá eleger, a cada dois anos, o presidente e o vice-presidente, entre os seus membros.

Outros dois projetos de leis receberam aprovação em segunda votação.

O projeto de lei n.º 35/2023, de autoria do chefe do Legislativo vereador Airton Pimenta (MDB), dispõe sobre o procedimento para a arrecadação dos imóveis urbanos privados abandonados no município.

De autoria do Poder Executivo Municipal recebeu aprovação o projeto de lei n.º 32/2023. O projeto Institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Socorro, estabelece componentes municipais dos Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e fixa as diretrizes para o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

LDO

Durante a sessão, os vereadores ainda aprovaram quatro emendas ao projeto de lei n.º 38/2023, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias do município. A proposta recebeu aprovação, em primeira votação, do Plenário. O projeto passará ainda por mais uma votação em próxima sessão.

Sessão Extraordinária

Após a sessão ordinária ocorreu uma sessão extraordinária, na qual foram aprovados, em segunda votação, os projetos de leis n.º 54 e 55 de 2023. As propostas, respectivamente, denominam dois espaços públicos municipais como Campo Municipal de Futebol Anísio Natalício Rosin e Praça Wellington Demate Rosin. Ambos projetos já tinham sido aprovados em primeira votação na sessão ordinária.