Vereadores acompanham apresentação da secretária da Saúde sobre informações e dados de atendimentos à população

por Assessoria de Imprensa publicado 04/05/2023 11h55, última modificação 17/05/2023 15h42
A secretária municipal da Saúde de Socorro, Elisângela Marciela Lopes, apresentou informações e dados sobre os atendimentos à população na área no município, durante sessão ordinária, realizada na última terça-feira (2).

Nos últimos dez anos, conforme a apresentação da secretária, a cobertura da rede municipal de Saúde aumentou para 98,16%. A rede, atualmente, é composta por 28 equipamentos, como a UBS Central, o CAPS, o Centro de Reabilitação, o Laboratório Municipal entre outros. O município também possui 10 Estratégias de Saúde da Família (ESF’s).

Atendimentos

Nos primeiros três meses de 2023, segundo a secretária da Saúde, foram realizadas mais de 59 mil consultas com médicos clínicos e especialistas, uma média de 19,6 mil por mês. As consultas foram feitas na rede municipal, no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas (Conisca), no pronto socorro da Santa Casa e na rede estadual.

Vacinação

Segundo a apresentação da secretária, 73,5 mil vacinas foram aplicadas no município no ano passado. A chefe da pasta da Saúde destacou ainda a busca ativa que é feita pelos ESF’s, especialmente por crianças que não completaram o esquema vacinal. Elisângela Marciela anunciou também um mutirão de vacinação contra os vírus da influenza e da covid-19, que acontecerá no dia 6 deste mês.

Contratação de profissionais

A secretária ainda falou sobre a contratação de mais servidores para a Saúde que ocorreu por meio do concurso público em 2022, no qual foram contratados profissionais da enfermagem, psicologia, medicina, fonoaudiologia entre outras áreas. Para os cargos de psicólogo, técnicos de enfermagem (30 horas) e operador de raio x está sendo elaborado um projeto de abertura de mais vagas. Para os cargos de terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo está em processo um novo concurso público.

Pronto Atendimento Municipal

Foi anunciada pela secretária que a Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Saúde, abrirá um pronto atendimento municipal, que funcionará das 17h até as 22h, no posto central. Elisângela Marciela falou ainda sobre o desejo do município de ter uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Contudo, a secretária explicou que uma portaria federal de 2017 impossibilita o município de ter esse equipamento devido a quantidade de habitantes. “É um desejo nosso, junto à secretaria do Estado, a revisão dessa portaria”, contou Elisângela Marciela.

A secretária de Saúde destacou também os atendimentos e trabalhos realizados pelo Instituto da Criança, pelo Centro de Fisioterapia, pelo CAPS, pelo SAMU e pelas equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD’s), por meio do programa “Melhor em Casa”.

Protocolo de Enfermagem

Ainda de acordo com a secretária, uma comissão composta por médicos e profissionais de enfermagem da rede municipal de Saúde elaborou um protocolo de enfermagem, que está na última fase de implantação. Segundo a secretária, o protocolo dará autonomia ao enfermeiro em encaminhamentos, exames e medicações que estejam em seu hall de prescrição, conforme o do código de ética de enfermagem.

Durante a apresentação, a secretária elencou também reformas e construções de unidades de Saúde, além de projetos e campanhas realizadas pela pasta.

Entre os projetos a secretária falou também sobre a realizações de conferências da Saúde nos bairros do município.

Ao final da apresentação, os vereadores agradeceram pela explanação e parabenizaram o trabalho da secretaria. Os parlamentares também fizeram indagações e tiraram dúvidas com a chefe da pasta da Saúde.