Presidência
Representando o município, o presidente da Câmara Municipal da Estância de Socorro, vereador Tiago Faria, esteve presente em uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (CISBRA) com o ministro das Cidades, Jader Fontenelle Barbalho Filho, na última quarta-feira (12), no Ministério das Cidades, em Brasília.
Na reunião, que foi intermediada pelo deputado federal Baleia Rossi a pedido do CISBRA, foi confirmada a intenção da liberação de R$ 46 milhões no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a implantação do Plano Regional para Coletas Seletivas Múltiplas, que beneficiará os 13 municípios que integram o CISBRA, como Socorro. A liberação do recurso aguarda a aprovação do orçamento de 2025 da União.
Juntamente com o chefe do Legislativo de Socorro, estiveram presentes na reunião o presidente do CISBRA e prefeito de Pedreira, Fabio Vinicius Polidoro, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins, o prefeito de Lindoia, Luciano Francisco de Godoi Lopes, o vice-prefeito de Serra Negra, Rodrigo Demattê Angeli, representando o município de Pinhalzinho, Leodecio Alves de Lima, e o assessor parlamentar Arthur Alvares Cruz.
Autoridades federais, como o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Eduardo Andia, o secretário nacional de Saneamento Ambiental, Leonardo Carneiro Monteiro Picciani, e o deputado federal Baleia Rossi também se fizeram presentes na ocasião.
O Plano Regional para Coletas Seletivas Múltiplas foi uma das propostas selecionadas pelo Ministério das Cidades através do Novo PAC, no Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – Subeixo Gestão de Resíduos Sólidos. O resultado consta na Portaria MCid n.º 1.119, de 7 de outubro de 2024, publicada no Diário Oficial da União.
O CISBRA é um consórcio público que atua na gestão compartilhada dos serviços de saneamento ambiental composto pelos municípios de Águas de Lindóia, Amparo, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Toledo, Tuiuti e Vargem.
Foto e informações do CISBRA (cisbra.eco.br)