Em primeira sessão do ano, vereadores solicitam recursos estaduais e federais para a Saúde e infraestrutura

por Assessoria de Imprensa publicado 09/02/2023 11h05, última modificação 09/02/2023 11h07
A Câmara Municipal da Estância de Socorro realizou a abertura da sessão legislativa de 2023, na última segunda-feira (6), na Sala das Sessões da Casa. Na primeira sessão do ano, os vereadores solicitaram recursos estaduais e federais para a Saúde e infraestrutura.

Estiveram presentes o presidente do Legislativo Municipal, vereador Airton Pimenta (MDB), o prefeito Ricardo Lopes, o vice-prefeito Henrique Cézar, e os vereadores Alexandre da Van (PSD), segundo-secretário; Lauro Aparecido de Toledo (PTB), vice-presidente; Marcelo Faria (PSDB), Marco Antonio Zanesco (PTB), primeiro-secretário; Osvaldo Brolezzi (MDB), Thiago Balderi (PSDB), Tiago Faria (Republicanos) e Zé Adriano (PTB).

No início da sessão, os vereadores Osvaldo Brolezzi (PSDB) e Zé Adriano (PTB) conduziram o prefeito Ricardo Lopes e o vice-prefeito Henrique Cézar ao recinto do Plenário para se assentarem junto à Mesa Diretora da Casa. Em seguida, foi executado os hinos Nacional e de Socorro.

Após a execução dos hinos, o presidente da Câmara Municipal, Airton Pimenta (MDB) convidou ou prefeito para fazer uso da palavra. O chefe do Executivo anunciou o novo líder do governo na Casa de Leis, que será o vereador Tiago Faria (Republicanos). Ricardo Lopes também elencou realizações da atual administração no ano passado e anunciou obras de recapeamento, casas populares, expansão e construção de unidades de saúde e a ampliação de creches. O prefeito ainda ressaltou que o governo municipal está trabalhando para o fomento das pequenas empresas, da capacitação profissional dos jovens e a para a promoção da autonomia econômica de mulheres vítimas de violência doméstica.

Após a conclusão dos anúncios do prefeito, o presidente Airton Pimenta (MDB) reiterou o compromisso assumido diante da população socorrense e destacou o tamanho do programa de ações e conquistas da atual administração. “Isso mostra que o trabalho está sendo bem feito e que rende frutos”, elogiou o chefe do Legislativo.

Expediente

Após a abertura da sessão legislativa do ano, os trabalhos foram suspensos e retomados em seguida. No expediente da sessão, foram encaminhados às comissões permanente da Casa doze projetos. Os vereadores também fizeram 56 indicações ao Executivo Municipal.

Pedidos de Informação

O vereador Marcelo Faria (PSDB) teve dois pedidos de informação encaminhados ao Executivo Municipal. Nos pedidos, o vereador solicitou informações sobre o Jornal Oficial de Socorro e a respeito de obras em andamento no município.

Solicitação de Recursos

Ainda no Expediente da sessão, aprovaram-se requerimentos dos vereadores Osvaldo Brolezzi (MDB), Airton Pimenta (MDB), Alexandre da Van (PSD), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Marcelo Faria (PSDB), Marco Antonio Zanesco (PTB), Thiago Balderi (PSDB) e Tiago Faria (Republicanos), que solicitaram recursos financeiros ao governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, para a Saúde e obras de infraestrutura em Socorro. Os vereadores ainda requereram verbas ao governador do Estado, visando a recuperação da cidade após as enchentes e desmoronamentos ocorridos no dia 2 de janeiro deste ano.

Os vereadores Osvaldo Brolezzi (MDB), Lauro Aparecido de Toledo (PTB), Airton Pimenta (PSD), Marco Antonio Zanesco (PTB), Alexandre da Van (PSD) e Tiago Faria (Republicanos) solicitaram a parlamentares estaduais e federais que apresentem emendas destinando recursos financeiros para a Saúde e obras de infraestrutura de Socorro. Esses últimos vereadores, juntamente com o vereador Zé Adriano (PTB), também solicitaram a parlamentar estadual que apresente emenda que destine recursos financeiros para a implantação de sistema de geração de energia fotovoltaico no Asilo José Franco Craveiro.

Agradecimentos

Os vereadores, por meio de requerimentos, agradeceram aos municípios que prestaram auxílio à Socorro na recuperação da cidade após as enchentes ocorridas no início do ano. Em agradecimento, foram encaminhados ofícios aos chefes do Executivo e Legislativo dos municípios de Águas de Lindoia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Bueno Brandão, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Monte Sião, Munhoz, Pedra Bela, Pinhalzinho, Serra Negra e Toledo.

Foi aprovado ainda um requerimento do vereador licenciado William Morais (PTB), ex-presidente desta Casa, no qual o parlamentar pede que seja constado em ata um voto de congratulação aos servidores da Câmara Municipal pelos trabalhos prestados.

Solicitações

À CPFL, o vereador Osvaldo Brolezzi (MDB) solicitou que a empresa estude a possibilidade de alterar o local de instalação de cinco postes de energia no leito carroçável da Estrada Municipal Luiz Corozolla, no Bairro dos Nogueiras. Já o vereador Lauro Aparecido de Toledo (PTB) pediu à Sabesp que recupere um trecho de asfalto que apresenta um afundamento, na Avenida XV de Agosto. O vereador Zé Adriano (PTB) solicitou que seja oficiado o Departamento de Estrada e Rodagem (DER), para que seja avaliado o risco de erosão de um talude, na Rodovia Capitão Barduíno.

Câmara Municipal da Estância de Socorro
imprensa@camarasocorro.sp.gov.br