Diretor técnico do Hospital Doutor Renato Silva fala sobre atendimento prestado à população, durante sessão ordinária

por Assessoria de Imprensa publicado 04/05/2023 11h55, última modificação 17/05/2023 15h43
Durante a sessão ordinária da última terça-feira (2), o médico Rafael Honório de Souza Sales, diretor técnico do Hospital Doutor Renato Silva, falou sobre o atendimento prestado pela instituição à população, em especial sobre fatos ocorridos no dia 10 de abril de 2023.

Ao iniciar a explanação, Rafael Honório deu uma noção geral sobre o funcionamento da Santa Casa elencando os departamentos, serviços e áreas de apoio da instituição.

O médico ainda destacou algumas dificuldades enfrentadas pelo hospital há dez anos, quando assumiu a diretoria técnica. O diretor técnico contou sobre a dificuldade, na época, de conseguir contratar profissionais médicos.

Rafael Honório ainda ressaltou a evolução, ao longo dos anos, que a instituição teve com a criação de novos departamentos, como o Núcleo da Segurança do Paciente e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Ao logo dos dez anos à frente da diretoria técnica, o médico destacou também a implantação de serviços de imagem, como o raio x digital, a mamografia, o ultrassom e, mais recentemente, a tomografia.

Ainda Rafael Honório enfatizou o aumento neste ano em relação ao ano passado de atendimentos no pronto socorro, de internações e de procedimentos no centro cirúrgico.

Covid-19

O diretor técnico da Santa Casa falou sobre a porcentagem de mortalidade de pacientes por covid-19 na UTI da instituição. Segundo os dados apresentados por Rafael Honório, a porcentagem foi de 31,4%, número menor do que no SUS (52,9%) e próximo ao de instituições particulares (29,7%).

Durante a apresentação, o médico lembrou ainda que a Santa Casa possuía, em 2014, dois ventiladores pulmonares. Atualmente, a instituição possui 17. “A Organização Mundial da Saúde recomenda que se tenha um ventilador pulmonar a cada 10 mil habitantes. Nós temos um número muito maior”, disse Rafael Honório, que também enfatizou a importância desses equipamentos nos períodos mais críticos da pandemia.

O médico destacou também algumas respostas a questionamentos, como a sobreposição da classificação de risco em relação aos estatutos da criança e do idoso.

Rafael Honório ainda explicou sobre o plantão médico à distância ou de disponibilidade, que é remunerado no mínimo em um terço do valor do plantão local. Na Santa Casa de Socorro, os médicos recebem R$ 140,02 por hora de plantão local e R$ 51,41 por plantão de disponibilidade.

Em relação ao plantão do dia 10 de abril de 2023, Rafael Honório contou que 176 pessoas passaram pelo pronto socorro da Santa Casa. “Nesse dia em questão, que foi um pós-feriado, a empresa [que rege o pronto socorro] fez uma substituição de plantonista sem nos comunicar previamente e, por ocasião, vieram dois plantonistas que não estavam habituados com as rotinas da Santa Casa, o que levou ao retardo nos atendimentos”, disse o diretor técnico.

Ainda sobre o plantão deste dia, o diretor técnico Rafael Honório falou que o setor administrativo fez levantamento nos quais foi observado que dois médicos atenderam menos de 50 pacientes em doze horas. Esses casos foram encaminhados à Comissão de Ética Médica. “As urgências e emergências foram atendidas em tempo e nenhum paciente teve agravamento, dano ou óbito por retardo no atendimento”, disse Rafael Honório.

Sobre um caso exposto publicamente como fratura exposta, o diretor técnico contou que o paciente foi atendido em 25 minutos e teve exames complementares realizados. Ainda sobre o caso, Rafael Honório falou que não foi relatado no prontuário médico solicitação de avaliação da ortopedia e de fratura exposta. O caso está em análise pela Comissão de Ética Médica.

O diretor técnico da Santa Casa apresentou ainda propostas e soluções a curto, médio e longo prazo, para atenuar o volume de pacientes que, atualmente, são atendidos pela instituição.