Câmara vota denúncias contra vereadores por quebra de decoro parlamentar
A Câmara Municipal da Estância de Socorro analisou nas últimas sessões, realizadas nos dias 12 e 15 de dezembro de 2025, denúncias por quebra de decoro parlamentar envolvendo os vereadores da Casa de Leis.
Em sessão extraordinária, realizada na sexta-feira (12), a maioria dos vereadores aprovou o recebimento de denúncia, apresentada pelo munícipe Vitor Gabriel de Morais, contra o vereador Thiago Balderi (PSDB), por quebra de decoro parlamentar em razão de atuação do vereador no contexto de uma comissão processante anteriormente instaurada na Câmara.
Após a votação do recebimento da denúncia, foram sorteados os vereadores Rafael Henrique (PSDB), Marcos Preto (MDB) e Marco Antonio Zanesco (PL) para integrarem a Comissão Processante que irá apurar a denúncia contra o vereador Thiago Balderi (PSDB).
Os três vereadores se reuniram e definiram os cargos que cada um ocupará na comissão: Marcos Preto (MDB), será o presidente; Marco Antonio Zanesco, relator; e Rafael Henrique, membro.
Já em sessão ordinária, realizada na segunda-feira (15), o plenário rejeitou duas denúncias. A primeira, apresentada pela secretária municipal de Cidadania, Daiane Caroline Fiquer, era direcionada aos vereadores José Adriano (União Brasil), Marcelo Xuxa (Republicanos), Marcos Preto (MDB), Patrícia Toledo (MDB) e Tiago Faria (Republicanos). Após deliberação do plenário, o procedimento foi desmembrado e, em votações individualizadas, a denúncia foi rejeitada. A acusação era de que os vereadores teriam acusado indevidamente as secretárias da Saúde e Educação por elas não compareceu à Casa para dar explicações solicitadas pelos vereadores.
A segunda denúncia, apresentada pela munícipe Ana Celia Paulino Ribeiro, era contra o vereador Marcelo Xuxa (Republicanos) e foi rejeitada pelo plenário. Marcelo Xuxa (PSDB) foi acusado de quebra de decoro parlamentar por, segundo a denunciante, ter coagido servidoras de uma UBS. O parlamentar, ao fazer uso da palavra, disse que a situação não ocorreu.
Suplentes
Foram empossados antes do início dos trabalhos da sessão os suplentes de vereador Osvaldo Brolezi (MDB), Alexandre Aparecido de Godoi (MDB), Mariluzi Aparecida Oliveira Queiroz (Republicanos), José Dionizio de Oliveira (Republicanos) e Willhams Pereira de Morais (União Brasil).
Os suplentes receberam posse para substituírem os seus partidários denunciados na votação pelo recebimento ou rejeição das denúncias.