Câmara instaura comissão para apurar denúncia sobre comunicação institucional da Prefeitura.

por Assessoria de Imprensa publicado 21/10/2025 10h44, última modificação 21/10/2025 10h44
Em sessão ordinária, ocorrida no dia 6 de outubro de 2025, foi instaurada pelo Legislativo uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar denúncia sobre comunicação institucional da Prefeitura.

Os vereadores da Câmara Municipal da Estância de Socorro aprovaram, por unanimidade, durante sessão ordinária, ocorrida em 6 de outubro de 2025, o requerimento n.º 388 de 2025, apresentado pelo vereador Marcos Preto (MDB), pelo chefe do Legislativo, vereador Tiago Faria (Republicanos), e pela vereadora Patrícia Toledo (MDB). No requerimento, os parlamentares solicitaram a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar “possíveis irregularidades relacionadas ao uso indevido da comunicação institucional da Prefeitura Municipal de Socorro/SP, conforme denúncia protocolizada junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Comarca de Socorro/SP” e comunicada à Casa de Leis.

A denúncia, conforme o requerimento dos vereadores, foi formalizada pelo munícipe Franks Fernado Félix do Prado, em razão da “excessiva veiculação de fotos, nomes e referências a agentes políticos em veículos oficiais de comunicação institucional”, diz o requerimento.

Ainda segundo o requerimento dos parlamentares a suposta prática afronta os princípios da impessoalidade, moralidade e legalidade previstos na Constituição Federal.

Comissão

A CEI, conforme sorteio ocorrido durante a sessão, será composta pelos vereadores Lauro Aparecido de Toledo (PL), Rafael Henrique (PSD) e José Adriano (União Brasil). Posteriormente, os vereadores se reuniram e decidiram que o vereador Lauro Aparecido de Toledo (PL) será o presidente da comissão e o vereador Rafael Henrique (PSD), o relator.

Com prazo de 90 dias de funcionamento, a CEI poderá determinar diligências, convocar auxiliares diretos do prefeito, tomar depoimentos de autoridades, intimar testemunhas e verificar documentos da administração municipal.

Ao final dos trabalhos, A CEI elaborará um relatório que deverá conter a exposição dos fatos submetidos à apuração, a exposição e análise das provas colhidas, a conclusão sobre a comprovação ou não da existência dos fatos, a conclusão sobre a autoria dos fatos apurados e sugestões de medidas a serem tomadas.